segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ressaca pós-eleições - pontos positivos


Gente, ok, não deu. Com feriado para o funcionalismo público antecipado, 55 mil cariocas - menos do que vai dar de gente em um dos shows da Madonna em dezembro - debandaram para o lado das "forças ocultas" e decidiram a eleição em favor do Eduardo Paes. Tudo bem... vida longa e boa administração ao novo prefeito!

Agora, apesar da ressaca sem nenhuma gota de álcool no sangue, há alguns pontos muito positivos que os eleitores de Gabeira precisam enxergar e ver que o Rio continua lindo, lindo. Podia ter sido muito, mas muito pior mesmo! E é tudo isso que pretendo lista aqui, após séculos sem escrever nesse blog.


Vamos lá:

1) Cesar Maia agora não tem apenas um ex-blog. Tem também um ex-cargo de prefeito. Olhem que maravilha!

2) A maioria dos eleitores do Gabeira não moram no mesmo prédio que o Cesar Maia. Portanto, a única chance eleitoral que, creio eu, esse quase ex-alcaide terá na vida - eleger-se síndico de prédio - não vai nos afetar! Ufa!

3) Não teremos que aturar aquelas plásticas horrendas e aquele ar de Ken mal-ajambrado do Marcelo Crivella! Quer dizer, pelo menos não à frente da prefeitura, porque atrás... bem, o senhor Paes vai nos mostrar em breve, quando escolher seu secretariado.

4) Descobrimos a verdade sobre pessoas como Jandira Feghali, Benedita da Silva e Vladimir Palmeira, até então tidos como semi-deuses de esquerda. Francamente... dias ruins deverão vir pela frente para esses senhores - o que já será uma boa vingança.

5) A Clarissa Garotinho, apesar de ter sido eleita, é apenas uma dos 51 vereadores do Rio. E Campos, cidade que será governada pela mãe da dita cuja e ex-governadora, fica a 350 km do Rio. Não é mesmo uma maravilha? Já pensaram se ela tivesse ganho a eleição em Niterói, que horror seria?

6) Nas próximas eleições, vai ter muito candidato pensando duas vezes antes de distribuir santinhos e xingar a mãe dos outros. Metade do eleitorado mostrou que não está mais a fim disso. E esse número não pode ser desprezado.

7) Apesar de ter vencido no Rio, a situação não vai ser tão fácil assim para o Sergio Cabral como se pensa. Além de ter metade da cidade desaprovando seu governo, quase todos os municípios do entorno - Baixada, Niterói e São Gonçalo - derrotaram os candidatos do governador. A resistência ao peso da máquina será grande...

Bem, por enquanto é só. Mas certamente cada um de nós, eleitores de Gabeira, do respeito, de uma nova forma, limpa, de fazer política, encontraremos mais e mais vantagens. Até mesmo a de ter perdido a eleição. Isso nos transforma em fiscais mais rigorosos do novo prefeito.

O Globo, em sua edição de hoje, publicou na capa uma lista de promessas de Paes. É hora de recortarmos isso e colarmos na porta da geladeira. É para o bem de todos. O Rio agradece.

Um comentário:

Unknown disse...

sabe que tem umas coisas que vc citou que eu ainda não tinha parado para pensar... por exemplo como é bom saber que a Rosinha tá tão longe... rsrsrs

e vc demorou para "descobrir a verdade" sobre a Bené, né?

tenho ouvido muita gente justificar a derrota do Gabeira por causa dos que nao foram votar por conta do feriado... bem, eu acho que o buraco é mais embaixo: primeiro pq se não votaram pq viajaram, mereciam morar no prédio do Eduardo Paes e ter o Cesar Maia como síndico. Não muito tempo atrás as pessoas lotaram a Cinelândia pelo direito do voto direto e agora, uma "pseudo-elite-pseudo-politizada" da zona sul resolve viajar no feriadão??? vergonhoso, vergonhoso...