sábado, 12 de junho de 2010

O petróleo, afinal, é de quem?



Não, não voltei após milênio para comentar a TREMENDA CAGADA que BP e cia estão fazendo no Golfo do México - que pode ser acompanhada ao vivo aqui. Minha questão é mais doméstica.

Nos últimos dias, o Senado aprovou projeto de lei do governo prevendo a "cessão onerosa" de até 5 bilhões de barris da União - ou seja, petróleo meu, seu, de todo o 'povo brasileiro', já que ainda está na rocha - para a Petrobras.

Se a Petrobras fosse 100% estatal, eu e os outros quase 200 milhões de brasileiros, em teoria - e bota teoria nisso - seríamos os seus 'donos', representados pelo Estado brasileiro. Se assim fosse, a decisão do meu representante - o governo - de ceder o meu petróleo ainda etéreo - aquele lá do fundo do mar, abaixo do sal - para a minha empresa de petróleo - a Petrobras - faria sentido, ainda que vivamos em um ambiente, em teoria - e bota teoria nisso -, concorrencial, sob o atual modelo de exploração das reservas de petróleo e gás natural do país.

Entretanto, o meu representante eleito - o governo - detém pouco menos de 40% do capital total da 'minha petroleira' - a Petrobras, afinal, sou um cidadão brasileiro, e a propaganda oficial vive dizendo que a Petrobras é de todos os brasileiros. Ou seja, o meu representante, embora tenha quase 58% das ações ordinárias da 'minha petroleira' - ou seja, ele manda -, divide os ônus e os bônus da 'minha petroleira' com privilegiados cidadãos, brasileiros ou não, que detêm diretamente um pedaço das 'minha petroleira', via ações.

Aí chegamos à minha grande dúvida: quer dizer que o meu representante, que administra os meus bens no subsolo - sou cidadão brasileiro -, está cedendo uma parte desses meus bens - o petróleo etéreo abaixo do sal - à 'minha petroleira' - a Petrobras -, da qual eu não tenho NENHUM PEDAÇO, pois não sou acionista, mas da qual alguns cidadãos brasileiros ou não detêm ações e, com isso, serão beneficiados financeiramente com a valorização dessas ações por causa da cessão do meu petróleo, como cidadão brasileiro, sobre o qual EU NÃO RECEBEREI UM TOSTÃO SEQUER?

Se alguém souber explicar melhor, desenhe. Publicarei com o maior prazer.

Um comentário:

Ilana V. Trevisan disse...

Amigo, o povo brasileiro, em sua maioria, não é esclarecido, atualizado, culto e provido de capacidade de entendimento, e em época de Copa do Mundo, "MENAS" ainda... então, quer dizer... eu até podia desenhar pra você, mas não saberia desenhar os Metralhas nadando no pretóleo.